Buscar

Gasolina de Avião no Carro?

O que será que acontece se você abastecer seu carro com o mesmo combustível usado nos aviões comerciais?

(E não, ele não vai sair voando)

Seria um sonho?

Se você tem carro, conhece muito bem a famosa pergunta: "comum ou aditivada?"

Mas e se você pudesse colocar a famosa gasolina azul no seu carro? A #Nildiesel vai economizar sua pesquisa e te contar exatamente o que acontece.




O combustível popularmente conhecido como "gasolina de avião" na verdade é a mesma gasolina que utilizamos na versão premium, com uma melhor refinagem e maior octanagem. Na prática, significa que é um combustível mais resistente às elevações de temperatura e compressão, feito para suportar os potentes motores aeronáuticos.


Saiba que se você quisesse experimentar a utilização deste combustível, alguns ajustes na injeção eletrônica seriam necessários, e você precisaria remover os catalisadores (que, aliás, é proibido por lei).


É claro que a Avgas (gasolina de avião) não é algo que você consegue comprar no supermercado, mas vamos ao que interessa:


O motor fica mais potente?


Se você tem um veículo comum 1.0, 1.6 ou com baixa compressão de combustível, é provável que você experimente pouca ou nenhuma diferença (para pior). Isso porque os carros eletrônicos possuem sensores que calculam a detonação do combustível, retardando a centelha das velas e reduzindo a potência do motor.


Já nos modelos esportivos a situação é um pouco diferente: os mesmos sensores que retardam a centelha nos carros comuns conseguem atuar de modo inverso e aproveitar todo o potencial da gasolina, tornando perceptível o aumento de força.




E existe algum risco para o carro?


Sim, na verdade existe. A Avgas possui chumbo tetraetila na composição, um metal pesado e corrosivo que prejudica o sistema de injeção e motor.


Mas existe uma alternativa em etanol: se seu carro puder ser abastecido com ele, você pode utilizar o E85, que tem uma octanagem ainda maior que a Avgas.



#Avgas: Aviation Gasoline (gasolina de avião)

#Octanagem: capacidade de a gasolina resistir à compressão sem entrar em combustão

#E85: combustível composto por 85% etanol e 15% gasolina pura

51 visualizações