Buscar

Fumaça preta: e agora?

Os veículos são como nosso corpo: se alguma coisa está errada, ele nos dá sinais: Então, para saber se há algo errado, é necessário bastante atenção às informações que o seu carro diesel está passando.


Um fator muito importante é a cor da fumaça que sai no escapamento: se ela estiver muito escura, é um sinal de que as coisas não estão muito bem e é necessário algum reparo.


Por que ela é escura?

A cor escura na fumaça indica, geralmente, que o combustível por algum motivo não está sendo totalmente queimado, provavelmente por falta de oxigênio para a combustão, então o veículo expele essa fumaça que mais parece uma fuligem, que é a forma como o diesel fica quando está quente, mas não é totalmente queimado.


E o que pode ser?

Entre os sintomas que podem levar a fumaça à uma tonalidade preta, pode ser o carburador mal ajustado, ou alguma obstrução no sistema de entrada de ar. Deve ser observado também se essa fumaça ocorre durante qualquer momento ou se somente pela manhã, ao ligar. Neste caso, pode ser algum problema relacionado ao afogador ou sistema de alimentação de combustível.



Quais as consequências da fumaça preta?

Além da alta poluição que ela causa, alguns riscos relacionados à saúde também são iminentes, já que se trata de carbono. As consequências vão desde irritações leves até doenças crônicas graves. Além disso, a quantidade de material nocivo na fumaça também afeta os materiais, descolorindo alguns e até corroendo outros.

Desde 2012, há uma lei que define os limites máximos de poluentes no escapamento e em alguns estados é cobrada multa em casos onde os níveis excedem o aceitável. Após a medida, montadoras criaram sistemas para reduzir os agentes nocivos através de reaproveitamento de gases e processos químicos (EGR, ARLA32, entre outros).

Meu veículo está com fumaça preta. O que fazer?

Se você está com este problema em seu veículo, recomenda-se checar filtros e levar seu veículo até profissionais para fazer diagnóstico e reparar os danos com antecedência. Não é recomendado ignorar o fator, uma vez que além da possibilidade de ser penalizado por estar em desconformidade, a probabilidade de aumentar o grau do problema é muito alta.


Aproveite para ler nosso artigo sobre o Arla32, e entenda um pouco melhor como funciona o processo de redução de poluentes.

Fonte: sofit4.com.br

Texto adaptado.

+ Faça sua inspeção com a Nildiesel! Ligue 51 3667-1015 ou clique aqui para agendar.

31 visualizações