Buscar

Arla: o que é e pra que serve?

Se você está acostumado a ouvir sobre caminhões e novas tecnologias usadas nos mesmos, já deve ter se deparado em algum momento com o famoso Arla. Mas você sabe o que é o Arla e qual a sua função no veículo?


Arla32 é um produto químico responsável por diminuir os poluentes contidos nos gases de escapamento.

O arla passou a ser implantado no Brasil principalmente a partir de 2012, após uma lei que limitava os poluentes permitidos em todos os veículos produzidos do ano em diante. Foi uma alternativa complementar ao sistema diesel, onde os gases do escapamento são tratados antes de serem finalmente lançados ao ar.


Química:

A química por trás do Arla não é pesada: o produto é composto por 32,5% de ureia de alta pureza (daí o nome Arla32) em água desmineralizada. Por isso, não é um produto inflamável, nem representa risco no transporte.


Utilização:

O funcionamento do produto é diferente da forma como funcionam aditivos. Para ocorrer a limpeza, existem basicamente 5 componentes principais que atuam em conjunto:or sensores e um computador que interpreta os níveis de NOx (óxidos de nitrogênio) e CO² no escapamento e injeta a quantidade necessária de Arla, que em ação, reduz até 95% dos poluentes emitidos durante o funcionamento do motor. O abastecimento é feito de forma semelhante ao abastecimento diesel, mas em tanque separado. Geralmente, a proporção do mesmo é de 5 litros de Arla por 100 litros de diesel.


Funcionamento técnico:

O funcionamento do produto é diferente da forma como funcionam aditivos. Para ocorrer a limpeza, existem basicamente 5 componentes principais que atuam em conjunto:

1- dois sensores de temperatura, um antes e um depois do SCR

2- sensor de NOx

3- uma bomba injetora de Arla

4- módulo de controle

5- unidade de bombeamento de Arla

Os sensores de temperatura e NOx entregam números para o ECU, que processa os dados e define a quantidade de Arla que deve ser injetada. Através da unidade de bombeamento, cria-se pressão e o Arla sai pelo injetor, ainda antes de passar pelo SCR. Após o tratamento que recebem no SCR junto com a ureia presente no Arla, temos níveis de poluentes muito mais baixos.


Diagrama simplificado do funcionamento do Arla32.

Algumas dicas simples evitam dores de cabeça:

- Não abasteça diesel no tanque de Arla;

- Não abasteça o tanque de diesel com Arla;

- Não deixe o tanque de Arla nem qualquer parte do sistema de abastecimento do mesmo com impurezas, sujeira ou resíduos, a fim de evitar danos graves como obstrução dos injetores;

- Caso derrame Arla no chão ou em alguém, lave com água abundante;

- Não deixe o Arla em temperaturas muito altas ou sob luz solar direta;


Agora que você conhece um pouco mais sobre o Arla32, não deixe de conferir também nossas outras matérias relevantes. Acesse nossa página no facebook.com/nildiesel


E aí, gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário contando alguma experiência sua com os veículos diesel!

#arla32 #arla #diesel #nox

4 visualizações